Passar para o Conteúdo Principal

Cidades Geminadas

Aranda del Duero

Cidade alegre e laboriosa, situa-se a menos de uma hora de Burgos e Valladolid e muito perto de Soria. Possui o encanto de uma pequena cidade de 30.000 habitantes, sem a pressão e os inconvenientes das grandes urbes.

Capital da comarca da ribeira do Douro, Aranda converte-se assim no PONTO DE ENCONTRO perfeito para que se possa viajar através do tempo, saboreando o prazer de um património excepcional, rodeado de uma paisagem ondulada e sugestiva de vinhas e bodegas. O Douro atravessa Aranda, percorre-a, banha-a, inunda-a com as suas águas de mutantes reflexos e divide-a em duas, a daqui, o “Aquendeduero”, e a dali, o “Allendeduero”. A presença do rio dá sentido à cidade. Foi a causa primordial de seu nascimento e foi o argumento principal da sua história. Por isso é tão importante a ponte sobre o rio Douro em Aranda. As suas pedras enlaçam a cidade salvando o leito do rio e os seus arcos aproximam bairros, cidades, territórios, vontades. Por ele cruzaram soldados, colonos, mercadores, rebanhos de ovelhas, transeuntes famintos e cansados. Uma eventualidade que não lhe passou despercebida ao poeta Rafael Alberti, que cantou à ponte e suas varandas- no seu poema a amante”. Pela ponte de Aranda, diz também a canção popular que se atirou o “tio Juanillo”; atirou-se, mas não se matou.

Bimenes

Bimenes é um concelho formado por um vale montanhoso, que apresenta um relevo muito particular, o que lhe dá uma paisagem bela em contrastes, sem perder a sua essência rural.
Este território com grandes atractivos naturais, encontra-se rodeado de montanhas, sendo as mais conhecidas a “Faya de los Lobos” e Peñamayor.
A autarquia de Bimenes foi pioneira no reconhecimento da Língua Asturiana no seu território e foi a primeira a declarar a cooficialidade do Bable em Julho de 1997.
Martimporra, é a capital do Concelho, sendo Rozazes, Taballes, San Júlian, Suares e Melendreros alguns dos seus núcleos mais interessantes.
Bimenes participa na “Comarca de la Sidra” juntamente com as autarquias de Nava, Cabranes, Sariego, Colunga e Villaviciosa.

Partilhar