Passar para o Conteúdo Principal

Fauna

A descrição da fauna poderá dar-nos uma ideia mais precisa acerca daquilo que poderemos encontrar nos passeios diários pelo concelho e completar o belíssimo quadro que começamos a descrever do nosso concelho. A sua riqueza natural completa-se com a existência de uma inúmera quantidade de espécies animais que elegeram este local para seu habitat. Não é por acaso que Miranda do Douro e concelhos vizinhos constituem um dos últimos refúgios e local de nidificação de várias espécies de aves de rapina ameaçadas e outras que estão quase extintas.

Miranda do Douro soube ao longo dos anos, preservar um património natural e paisagístico atractivo (com destaque para a sua fauna e flora) transformando, nos nossos dias, o concelho num deslumbramento e num paraíso para os sentidos. A difusão da cultura ecológica desenvolveu uma procura com cariz científico e ambiental de ocupação dos tempos livres, orientada para ambientes morfológicos, florísticos e faunísticos diversos, originais e ricos, à qual o concelho de Miranda está apto a responder.

No que se refere à fauna, possui uma enorme riqueza e diversidade faunística e cinegética no concelho.

Miranda do Douro é, de facto, um dos últimos refúgios de diversas espécies animais raras ou ameaçados de extinção, que aqui encontram boas condições para viver e se reproduzir. De entre elas destaquem-se: a cegonha negra, a águia real, o grifo, o abutre do Egipto, etc… Merecem também realce as cegonhas que regressam todos os anos, na Primavera, com os seus ninhos nos campanários das igrejas, nas chaminés e beirados mais elevados, para aí nidificarem e, enquanto não partem no princípio do Outono, emprestam mais um motivo de interesse e atracção.

Concelho com fortes e antigas tradições, Miranda do Douro conjuga, entre a Natureza e a Paisagem, valores e recursos da sua própria realidade – o Mundo Rural.

Numa época em que se afirma a procura de actividades ao ar livre, o concelho reúne todas as condições para assegurar uma óptima, qualificada e diversificada recepção.

Miranda do Douro é um local onde a biodiversidade é notória. Conserva quase intacta a sua fauna. A cegonha preta, a águia de bonelli, o javali, o texugo, o corço entre outros fizeram o seu habitat neste paraíso natural.

Na terra encontramos paisagens únicas como as ribeiras, os lameiros, onde habitam as lebres, o gato bravo e o lobo ibérico.

Nos céus abertos e limpos, pintados de um azul intenso, voam as águias, as gralhas, os grifos. e não poderiam faltar, os pontos mais altos repletos de ninhos de cegonha.

O Concelho de Miranda do Douro, é um bonito catálogo, que mil fotografias não poderiam recolher.

O concelho de Miranda do Douro tem respostas para alimentar todos os sentidos dos que se aventuram ao sabor do caminho neste mundo de reencontros. Para quem passeia descontraidamente pelas estradas do concelho, não é difícil cruzar-se com pastores, ora conduzindo rebanhos, ou com camponeses que regressam do campo carregando produtos hortícolas e os frutos colhidos. E aqui e ali existem antigas noras, sólidos e artísticos muros de pedra e engenhosas cancelas, e muitos outros elementos e pormenores que o viajante atento não deixará escapar.

Peixes

Um conjunto de ribeiras e ribeiros alimentam o Rio Douro. Existe nele uma grande diversidade piscícola. As principais espécies que podemos encontrar no concelho são a carpa e o barbo, que permitem a pesca desportiva e o turismo de lazer.
Entre as principais espécies que poderemos encontrar nas águas dos rios e ribeiras deste concelho, destacam-se: a boga, o barbo, a achigã, a perca-sol, o lúcio, a tenca, o escalo e a carpa.

Caça

Ao atravessar este recanto escondido do território nacional, o visitante pode contemplar-se com um cenário rural marcado pela alternância paisagística. São lameiros, bosquetes, terrenos semeados, terrenos lavrados e pousios.
Assim, Miranda do Douro oferece ao turista e ao habitante uma série de polos de atracção naturais que proporcionam belos momentos de contemplação da natureza e de relaxe.

Devido à grande variedade de espécies animais existentes no nosso concelho, a caça é uma actividade que chama à região milhares de nacionais e estrangeiros.

Aqui a caça é variada e abundante e por consequência muito procurada, em especial o coelho, a lebre e a perdiz. Realizam-se também com grande êxito batidas ao javali e à raposa.

Associações de Caça
  • Zona de Caça Associativa de Miranda do Douro
  • Zona de Caça Associativa de Águas Vivas
  • Associativa da Terra Quente Mirandesa
  • Associação de Caçadores de Cicouro
  • Zona de Caça e Pesca Associativa de Constantim
  • Zona de Caça Associativa de Duas Igrejas
  • Associação de Caça de Genísio e Vilar Sêco
  • Associação de Caça e Pesca Ifanes/Póvoa/Paradela
  • Clube de Caçadores de Malhadas
  • Zona de Caça Associativa de Palaçoulo
  • Zona de Caça Desportiva “Os Gatões”
  • Associativa de Penha do Puio
  • Associação São Martinhense de Caça e Pesca
  • Associação de Caça e Pesca de Sendim
  • Associação de Caça e Pesca de Silva
  • Associação de Caçadores da Braciosa

Partilhar