Governo e autarquias investem 46 milhões para requalificar escolas

27 Setembro 2016

ste é o culminar de um processo colaborativo enriquecedor que me deixa pessoalmente e ao Ministério da Educação muitíssimo satisfeitos", comentou Alexandra Leitão, no final da sessão oficial.

PUB

Segundo a secretária de Estado, os protocolos celebrados com os municípios são "a demonstração da possibilidade de colaborar ao nível nacional e ao nível local, por forma a melhorar as infraestruturas essenciais".

"Não há infraestruturas mais importantes num país que as escolas", assinalou ainda.

O investimento hoje anunciado, que comporta estabelecimentos de vários graus, do básico ao secundário, é comparticipado por fundos do atual quadro comunitário (Portugal 2020). No contexto nacional, estão previstas intervenções em escolas em mais de 70 municípios, com um investimento público de 200 milhões de euros.

Alexandra Leitão disse haver vontade da tutela no sentido de que as obras possam arrancar rapidamente, já em 2017, contribuindo "para a coesão territorial, numa parceira profícua com as autarquias, a bem dos cidadãos".

A propósito, elogiou a generosidade dos autarcas e a preocupação que evidenciam de "promoção da escola pública de qualidade e inclusiva".

"As escolas renovadas são o legado que vamos deixar ao futuro", comentou na sua intervenção, quando falava para vários presidentes de câmara e vereadores das regiões do Ave, Tâmega e Sousa e Trás-os-Montes.

Na sessão de hoje foram celebrados acordos com os municípios de Alfândega da Fé, Amarante, Baião, Carrazeda de Ansiães, Celorico de Basto, Fafe, Lamego, Miranda do Douro, Mirandela, Moimenta da Beira, Mogadouro, Mondim de Basto, Murça, Paços de Ferreira, Penafiel, Póvoa do Lanhoso, Torre de Moncorvo, Vieira do Minho, Vila Flor, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vinhas e Vizela.