I Concurso de Tabafeia de Miranda do Douro

28 Janeiro 2014
MIRANDA DO DOURO – A Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Sabores de Miranda – Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda, inserido no Festival de Sabores Mirandeses, promovem o I Concurso de Tabafeia, no dia 15 de Fevereiro, às 15h00, no Pavilhão Multiusos.

O concurso tem como objetivo promover e divulgar a produção e consumo da tabafeia, sensibilizando a população para a valorização dos recursos e produtos locais. A Tabafeia é um enchido fumado, de carne de aves e porco, pão regional de trigo, azeite, condimentada com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa. A pasta final assim obtida é introduzida em tripa delgada de porco ou vaca, a qual é sujeita ao processo de secagem e fumagem pelo período mínimo de 7 dias.

Para participar no I Concurso da Tabafeia, deve efetuar a sua inscrição nas instalações da Câmara Municipal – GAP (Gabinete de Apoio à residência) ou na sede da Associação Sabores de Miranda – Cabanais do Castelo, Largo do Castelo, até ao dia 11 de Fevereiro de 2014, mediante a entrega da ficha de inscrição e cópia cartão de cidadão ou BI.

O concurso está limitado ao número mínimo de 3 e máximo de 15 concorrentes. A admissão é aceite até ao 15º inscrito, por ordem cronológica.

Os concorrentes deverão ter residência ou local de fabrico nos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro ou Vimioso, que corresponde a área social da Associação Doce Mirandesa.

Publicado por Gerson Inglês