Apresentação do livro “Trindade Coelho”

24 Janeiro 2014
– um homem na encruzilhada do seu tempo” de João Cabrita , dia 24 de Janeiro na Biblioteca Municipal de Miranda do Douro
No próximo dia 24 de Janeiro, a partir das 17h30m, na Biblioteca Municipal de Miranda do Douro, João Cabrita, apresenta o livro “Trindade Coelho – um homem na encruzilhada do seu tempo”.

Perpetuado como autor de Os Meus Amores e In Illo Tempore, Trindade Coelho é mais do que isso. Escritor prolífico que ultrapassou as fronteiras do seu Mogadouro natal é lembrado nesta obra nos seus mais variados atributos de cívico, contista, jurisconsulto, epistológrafo, jornalista e fabulista. Ícone como contista de um século XIX convulso e de um século XX ansioso pela mudança, vive as dificuldades de um tempo em que os acontecimentos abundam dominados pelo efémero. Cativados pela genuidade de um talento que mostra pela vez primeira um Nordeste interior afastado dos grandes centros, a par de uma atividade literária onde não falta o pitoresco da vida académica e da variedade que a sua escrita delineou, avançámos à descoberta de um escritor cujo percurso inopinadamente interrompido não deixou de gravar marcas de genialidade.

João Cabrita é licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, Mestre em Didáticas da Língua e Literatura Portuguesas, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Doutorado em Filologia Portuguesa pela Universidade de Salamanca. Algarvio, residente em Trás-os-Montes, é docente.

Escrito por notícias do Douro