Passar para o Conteúdo Principal

Exposição “Máscara Ibérica” de 22 de janeiro a 11 de março na Biblioteca Municipal de Miranda do Douro

22 Jan '16 a 11 Mar '16
Mascaras 704x318 1 980 2500
Esta exposição integra imagens das festas portuguesas, originais de uma exposição que já representou Portugal em vários continentes como a exposição mundial de 2005 em Aichi – Japão, as comemorações da chegada da família real a cidade da Bahia – Brasil ou o campeonato Europeu de Futebol realizado na Suíça. É composta por uma selecção de imagens, recolhidas nas mais variadas festas da Península Ibérica, e tem como objectivo ilustrar o Homem por trás da Máscara. A exposição exibe ainda máscaras e trajes originais portuguesas, predominantemente oriundas do Nordeste Transmontano.

Recorde-se que a exposição “Mascara Ibérica” integra o projecto homónimo que tem como objectivo o estudo e a valorização das festas dos rituais da máscara em toda a Península Ibérica, um trabalho de pesquisa e investigação iniciado em 2006, que em 2016 se traduz na publicação do terceiro volume do livro “Máscara Ibérica”.

O “Máscara Ibérica” é da responsabilidade da Progestur e tem o apoio de vários municípios tais como Miranda do Douro, Mira, Mogadouro, Lamego, Siero (Espanha) e de entidades como o INATEL, contando ainda com a colaboração próxima de organismos culturais e académicos nacionais e espanhóis.

Local:
Biblioteca Municipal de Miranda do Douro

Partilhar