XXII Concurso Nacional do Ovino de Raça Churra Galega Mirandesa

2017/04/02

XXII Concurso Nacional do Ovino de Raça Churra Galega Mirandesa
Dia 2 de abril em Malhadas – Miranda do Douro

O Município de Miranda do Douro em colaboração com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa e a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, vão realizar no próximo dia 2 de abril, no Mercado de Gado de Malhadas o XXII Concurso Nacional do Ovino de Raça Churra Galega Mirandesa, com vista a premiar os melhores exemplares da raça, divididos por secção e por género.
Este é um evento que pretende divulgar esta raça autóctone de prestígio do planalto mirandês, dentro e fora de portas.
Para além disso, é também um concurso que tem por objetivo o estímulo e a orientação dos criadores na produção e melhoramento animal de ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa por contribuírem para a valorização e aproveitamento de recursos forrageiros de regiões desfavorecidas, bem como para a obtenção de carne de excelente qualidade, o cordeiro mirandês com DOP.
Às 10h30 decorrerá a Sessão de Esclarecimento "Inseminação Artificial em Ovinos" pelo Prof. Ramiro Valentim do IPB (Centro de Formação Agrícola de Malhadas)
Durante a parte da tarde, realizar-se-á um leilão de ovinos da raça churra mirandesa.
Para além dos concurso este evento representa também uma grande manifestação de convívio entre os criadores de ovinos mirandeses.