Passar para o Conteúdo Principal

Miranda do Douro já tem um Painel Informativo para medir as Radiações Ultravioletas

Radioativo 1 980 2500
11 Julho 2016

A partir de agora já pode consultar o Painel Informativo de medição das Radiações Ultravioletas, que, foi instalado em Miranda do Douro, perto do Posto de Turismo da cidade.

Atualmente, devido às significativas alterações climáticas e da camada de ozono, é muito importante a monitorização constante das variáveis ambientais, que podem ter um impacto significativo na saúde humana. Uma dessas variáveis é o índice de radiação ultravioleta (IUV), particularmente a parte do espectro com acção eritrémica (queimadura solar) sobre a pele humana, podendo provocar, nos piores casos, melanomas malignos (cancro da pele). O controlo da exposição à radiação UV é particularmente crítico em crianças e adultos de pele muito branca.

Mais, porque é Verão e a exposição ao Sol é fundamental para a saúde é simultaneamente perigosa, sobretudo a dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas em períodos de maior incidência, este sistema permite informar todos os cidadãos sobre nível de perigo associado à exposição solar directa e o factor de proteção solar recomendado.

Este é um projeto da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes com parceria do município de Miranda do Douro. 

Partilhar