Passar para o Conteúdo Principal

Cerca de 200 pessoas participaram nas Sessões de Esclarecimento Envelhecer Bem, Envelhecer Ativo

Envelhecer bem 1 980 2500
30 Maio 2016

O Grupo de Trabalho “Envelhecer Bem Envelhecer Ativo” , surgiu no ano de  2012, que no âmbito da REDE Social, o qual pretende intervir em todas as localidades do concelho de Miranda do Douro. Nesta primeira fase de 2016, esteve presente nas localidades de Picote, Teixeira, Sendim, Atenor, Prado Gatão e Palaçoulo e contou com a presença ativa de cerca de 200 pessoas.

Nestas sessões foram abordados temas como a Alimentação Saudável, Saúde e Quedas, Respostas Sociais, Idosos em Segurança.

Estas Ações contaram com a presença e apoio da Unidade Móvel de Saúde e a Equipa de Cuidados da Comunidade do Centro de Saúde de Miranda do Douro, Unidade Domiciliária Cuidados Paliativos-Planalto Mirandês Serviço Local de Segurança Social, Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro e Centro Social e Paroquial de S. Martinho, Guarda Nacional Republicana, o Município de Miranda do Douro e as respetivas Juntas de Freguesia.

A população mostrou-se muito interessada nos contextos abordados, sendo extremamente proactiva. Importa, referir que os conselhos e sugestões destes profissionais contribuem, definitivamente, para um estilo de vida saudável, mais ativo, informado e seguro.

As restantes localidades serão abrangidas até final do 2017, conforme delineado no Plano de Desenvolvimento Local  “2014-2017”.

 Estas Sessões têm como objetivo:

  • Combater o Isolamento da Pessoa Idosa;
  • Sensibilizar para alguns perigos que possam surgir;
  • Alertar para as alterações naturais e próprias do envelhecimento
  • Munir os idosos de estratégias que promovam uma melhor qualidade de Vida e Segurança;
  • Informar relativamente a Respostas Sociais disponíveis, bem como, promover a socialização e partilhar este momento, o qual será enriquecedor para todas as Entidades aqui presentes.

 

Partilhar