Passar para o Conteúdo Principal

Dia Internacional do Cigano - 8 de Abril

Seminario 006 1 980 2500
07 Abril 2016

O Município de Miranda do Douro associa-se à campanha “ Discriminação é Falta de Educação”, promovida pela EAPN Portugal /Rede Europeia Anti Pobreza, a qual pretende desmistificar o universo “Ciganos” o qual é referenciado de forma indiscriminada e indiferenciada.

Esta Campanha pretende também assinalar o Dia Internacional do Cigano, que se comemora no dia 8 de abril.

 

“Esta Campanha dá-nos a conhecer os muitos singulares do plural “ciganos”, procurando sensibilizar os cidadãos para o combate à discriminização. Um combate centrado no questionamento de estereótipos que nos interpele a todos para conhecer antes de discriminar negativamente e, assim, desconstruir mitos num esforço coletivo de co responsabilidade – para a indispensável convivência de todas as diferenças.

Sabemos que prevalecem na sociedade portuguesa discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, talvez o maior entrave à sua inclusão. Para a EAPN Portugal, o combate à discriminação passa necessariamente por uma intervenção que promova a informação e o conhecimento dos cidadãos sobre estas comunidades, pois a sua ausência contribui, consequentemente, para o desenvolvimento e o agravamento de estereótipos e preconceitos. Neste sentido, o nosso objetivo é continuar a apostar em ações de sensibilização direcionadas para a sociedade em geral no sentido de promover o desenvolvimento de uma cultura de participação e de solidariedade de forma a reconhecer e a compreender estes cidadãos, assim como as suas necessidades e especificidades culturais. Este trabalho de sensibilização e de informação é fundamental para a coesão social e a promoção da dignidade de todos os seres humanos, ultrapassando também o sentimento de desconfiança e de receio que existe por parte dos vários cidadãos.”

 

https://www.youtube.com/watch?v=wmYw60m4tMA&feature=youtu.be

Partilhar