Concurso da Tabafeia e da Bola Doce Mirandesa revela-se um sucesso

2014/02/19

Piedade Rodrigues foi a grande vencedora do I Concurso da Tabafeia.

Recordo que este concurso tinha como objetivo promover e divulgar a produção e consumo da tabafeia, sensibilizando a população para a valorização dos recursos e produtos locais. A Tabafeia é um enchido fumado, de carne de aves e porco, pão regional de trigo, azeite, condimentada com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa. A pasta final assim obtida é introduzida em tripa delgada de porco ou vaca, a qual é sujeita ao processo de secagem e fumagem pelo período mínimo de 7 dias.

Das dez tabafeias a concurso, o júri decidiu que a de Piedade Rodrigues era a que melhor respondia aos critérios e avaliação.

“Estou muito contente por ter ganho este concurso. Depois do concurso as minha tabafeias esgotaram logo. As pessoas queriam provar”, refere Piedade Rodrigues.

No que respeita ao concurso a Bola Doce Mirandesa, Vitor Ferreira levou o primeiro Prémio para casa.

A concurso estiveram 11 expositores. O júri teve a árdua tarefa de avaliar e decidir quem melhor produzia este doce tipicamente mirandês.

Importante salientar, que este concurso teve como objetivo promover e divulgar a produção e consumo da Bola Doce Mirandesa, preservando os usos e costumes tradicionais. Sendo um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos do concelho de Miranda do Douro, a Bola Doce mantem a sua autenticidade ao longo do tempo.

É um bolo doce, maravilhosamente envolvente com sabor intenso a canela. A massa, semelhante à do folar, mas mais fina, é intercalada com camadas de açúcar e canela e o recheio também é feito em camadas. O aspeto exterior da bola doce é característico é único, e internamente, descobre-se uma massa surpreendentemente fofa é húmida devido ao recheio.

Estas foram duas iniciativas levadas a cabo pela Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Sabores de Miranda – Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda, inseridas no Festival de Sabores Mirandeses que decorreu em Miranda do Douro.