Exposição “Exaltação da Capa de Honras Mirandesa” de 19 de março a 21 de abril

2016/03/15

No âmbito da cerimónia de “Exaltação da Capa de Honras Mirandesa”, que se realiza no próximo sábado, dia 19 de março, partir das 10h30, no Largo D. João III, está ser preparada uma exposição na Casa da Cultura de Miranda do Douro, alusiva ao tema e que pode ser visitada até ao próximo dia 21 de abril.

Recordo que no ano transato, a autarquia iniciou um processo de "valorização" da capa de honras mirandesa, uma peça "única" do vestuário tradicional português e, ainda em uso no concelho mirandês.

Este ano a autarquia de Miranda do Douro, pretende juntar o maior número de capas de honra possíveis.

Para o evento estão convidados portugueses e espanhóis para desfilar em Miranda do Douro, envergando as respetivas capas de honras, para se perceber o número de capas existentes e a sua antiguidade. O número de capas de honras mirandesa "é indeterminado". No entanto, ao longo dos tempos "muitos exemplares foram feitos" e transitaram de geração em geração, assumindo-se como um valor familiar de relevante importância.