Câmara Municipal de Miranda do Douro oferece os manuais escolares

2014/09/12

Com o propósito de ajudar a diminuir os gastos das famílias com a educação dos seus filhos, a autarquia de Miranda do Douro oferecer os manuais escolares de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino, acreditando que a educação dos mais novos é um investimento no futuro.

No ano letivo 2014/2015 vão ser contemplados cerca de 200 alunos.

Também o transporte escolar é gratuito para todos os estudantes do concelho, desde o pré-escolar ao 12ºano. Diariamente são transportados cerca de 450 alunos, para os estabelecimentos de ensino, uma ajuda que para algumas famílias pode ser “simbólica”, mas que para muitas é “fundamental”. Esta medida de apoio representa um custo anual na ordem dos 300 mil euros.

O apoio estende-se ainda à alimentação no contexto escolar, direcionado para as famílias mais carenciadas.

Componente de Apoio à Família

A legislação em vigor consigna os objetivos da educação pré-escolar e prevê que, para além dos períodos específicos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, curriculares ou letivas, existam atividades de animação e apoio às famílias, de acordo com as necessidades destas.

Câmara Municipal de Miranda do Douro assegura estas atividades nos três estabelecimentos de ensino Pré-escolar existentes no concelho (Miranda do Douro, Sendim e Palaçoulo), das 8h00 às 9h00, das 12h00 às 14h00 e das 16h00 às 18h30. Decorrem em espaços concebidos para estas atividades.

As atividades são desenvolvidas por Assistentes Operacionais, sob a supervisão e o acompanhamento das Educadoras titulares dos grupos. São propostas aos alunos atividades de expressão plástica, educação física e desportiva, cinema, jogos lúdicos,etc.

No ano letivo 2014/2015, estão inscritas nas Atividades de Animação e Apoio à Família (prolongamento de horário e almoço) 286 crianças.

Por deliberação da Câmara Municipal de 19 de setembro de 2013, os Pais e Encarregados de Educação estão isentos de pagamento das Atividades de Animação e Apoio à Família. É ainda oferecido pela Câmara Municipal o lanche (sumo, leite achocolatado ou iogurte + pão com manteiga, queijo ou fiambre) a cada aluno.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)

Com a criação das AEC pretendeu-se cumprir o duplo objetivo: garantir a todos os alunos do 1º Ciclo, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de disciplinas extracurriculares, enriquecedoras no seu processo de aprendizagem; articular o funcionamento da escola e a organização de respostas sociais no domínio do apoio às famílias consolidando o conceito de escola a tempo inteiro. A autarquia garante estas atividades também ao ensino pré-escolar. Os professores que lecionam as AEC são contratados pela Câmara Municipal. As disciplinas asseguradas são: Inglês, Educação Musical e Educação Física e Desportiva. No ano letivo 2014/15 inscreveram-se e frequentaram as AEC 195 crianças do 1º Ciclo de Ensino Básico e 91 crianças do pré-escolar.