Uma viagem pelos Sabores Mirandeses de 19 a 21 de fevereiro

2016/01/20

De 19 a 21 de fevereiro Miranda do Douro, volta a evidenciar o melhor da gastronomia, da cultura e das tradições desta região transmontana, no já conhecido, Festival de Sabores Mirandeses.

Este ano a novidade passa pela mudança do local do certame, do Pavilhão Multiusos para o Jardim dos Frades Trinus.

Este festival de gastronomia e artesanato representa um importante motor para o desenvolvimento económico do concelho, com os agricultores a terem aqui a oportunidade de escoar a sua produção e, ao mesmo tempo, dar a conhecer os produtos que ao longo do ano produziram para apresentar especialmente neste evento.

Para além do fumeiro, dos roscos, dos sôdos ou da bola doce, um dos sabores em destaque neste festival é sem dúvida a boa carne mirandesa. A vitela mirandesa com a famosa posta, o cordeiro mirandês, ambas raças de Denominação de Origem Protegida (DOP) e o porco com todos os seus derivados, tudo devidamente acompanhado pelo bom vinho produzido na região.

Destaque também para a língua mirandesa e para a música tradicional, que são uma constante ao longo dos três dias do evento. O programa inclui ainda várias arruadas, concursos, montarias, passeios TT e BTT com os participantes a terem a oportunidade de apreciar o “belo horrendo” das Arribas localizadas em pleno Parque do Douro Internacional.