A Grande Guerra 1914-1918 – Memórias na Casa da Cultura Mirandesa de 29 de maio a 27 de junho

2015/06/27

No âmbito da comemoração do centenário da Grande Guerra 1914-1918, a Câmara Municipal de Miranda do Douro promove, na Casa da Cultura Mirandesa, de 29 de maio a 27 de junho, a exposição A Grande Guerra 1914-1918, Memórias, inserida num conjunto de ações desenvolvidas por entidades de todo o país, num projeto alargado desenvolvido pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A Grande Guerra 1914-1918 iniciou a 18 de Julho de 1914 e culminou a 11 de novembro de 1918. Esta guerra envolveu as potências de todo o mundo, os Aliados e os Impérios Centrais e teve como palco central a Europa.

Portugal combateu pelos Aliados. Inicialmente e sem declaração de guerra, enviou tropas para Angola e Moçambique, com o propósito de defender as colónias sob a ameaça alemã. Mas em março de 1916, e apesar dos esforços da Inglaterra em não envolver o nosso país na guerra, esta pede que Portugal aprisione todos os navios alemães presentes na nossa costa. Esta ação faz com que a Alemanha declare guerra a Portugal. Em 1917, o Corpo Expedicionário Português caminha em direção à Flandres, onde irá combater.

Nesta exposição será recordado este período histórico e as vivências dos nossos militares e familiares. Os soldados falecidos e prisioneiros pertencentes a este concelho são rememorados e de alguma forma revividos.