Cumbersas ne l Arquibo - “O Arquivo vivo da nossa Memória”

2023/06/16
Realizam-se no próximo dia 16 de junho, pelas 20h30, no Arquivo Municipal de Miranda do Douro, mais umas Cumbersas ne l Arquibo, subordinadas ao tema “O Arquivo vivo da nossa Memória”.
Conversaremos sobre as histórias que envolvem os edifícios de uso coletivo, construídos entre 1939 e 1985, no concelho de Miranda do Douro que têm servido a comunidade local na sua vida quotidiana. São as escolas, as creches e jardins de infância, o quartel dos bombeiros, o mercado, os correios, o antigo hospital, o lar de terceira idade, as piscinas e pavilhões polidesportivos, o tribunal, os equipamentos do Bairro Verde, as sedes das juntas das diferentes freguesias, e tantos outros. Procura-se articular o conhecimento histórico vindo da documentação disponível nos arquivos com o saber das pessoas que utilizam e utilizaram estes espaços ao longo das décadas e que, assim, melhor conhecem as suas transformações e diferentes vidas.
Convidamos a população a partilhar as suas memórias sobre o concelho, os seus edifícios públicos e as transformações que testemunharam ao longo dos anos. Convidamos também a trazerem consigo os documentos, as fotografias, as cartas, que guardaram ao longo da vida e das gerações que, arquivados fora dos espaços oficiais, são também documentos com valor histórico para a construção de um conhecimento mais aprofundado destes edifícios.
Durante o evento, poderá digitalizar as suas fotografias e outros diapositivos antigos, para poder posteriormente imprimir ou guardar, de forma acessível, no seu computador.
Esperamos contar com a sua presença!

Data: 16 de junho
Hora: 20h30